WhatsApp

18997636229

Andradina
Professor acerta tema da redação do Enem pela 5ª vez seguida e dá palpite para 2016 - A verdade online

02/11/2016 às 22h09 - Atualizada em 02/11/2016 às 22h09

Professor acerta tema da redação do Enem pela 5ª vez seguida e dá palpite para 2016

Adegildo Barros
Andradina - SP
FONTE: Correio do Estado

Nas redes sociais, alunos postaram mensagens de agradecimentos ao profissional



Pouco tempo depois de entregarem a folha de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreu no último fim de semana (24 e 25), estudantes usaram as redes sociais para postarem mensagens de agradecimento ao professor Vanderlei Verdolin, do Redacionar Curso de Redação em Campo Grande.



Isso porque, pela quinta vez consecutiva, ele acertou o tema que seria cobrado na prova. E, claro, tem "aposta" para a próxima edição. Quer saber quais são as dicas para a prova deste ano? 



"O professor tem que estudar o Enem para que o aluno possa estudar para o Enem", declarou. Ele analisa diversos pontos da prova antes mesmo da publicação do edital. É por esse motivo que seis meses antes da realização do exame ele dá início ao monitoramento dos temas em evidência na imprensa. 



Sobre o tema deste ano, "a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira", ele explicou que trabalhou justamente esse aspecto do assunto. "Falei para os alunos, vamos lembrar de Joana d'Arc, da princesa Isabel, de Simone de Beauvoir.



Vamos mostrar para o examinador que temos conhecimento amplo sobre o assunto. Vamos falar também das 'Marias' e que as mulheres têm nome, em respeito aos valores humanos", lembrou sobre as orientações que passou aos estudantes em uma das aulas. 



As dicas surgiram da observação do aniversário da lei Maria da Penha, da inauguração das unidades da Casa da Mulher Brasileira e do fato da presidente do país ser mulher. "Na verdade, essa temática da mulher em si está batendo à porta do Enem desde 2011", disse.



Questionado se tem algum palpite para a próxima edição, ele analisou que "tudo ligado ao social é válido". Uma das possibilidades, segundo ele, é solicitar ao estudante que saiba sobre a falta de acesso dos estratos sociais à cultura.



"Temos que desconstruir essa ideia de que parte da sociedade não tem cultura. Só precisamos melhorar o acesso". Verdolin ressaltou que os posicionamentos dos estudantes precisam respeitar os valores humanos para não serem desqualificados. 



 


ESTA MATÉRIA FOI VISTA 384 VEZES

Comentários

Veja também

nenhuma Enquete encontrada!

Publicidade

Image and video hosting by TinyPic

Publicidade

Image and video hosting by TinyPic

Publicidade

Image and video hosting by TinyPic

Publicidade

Publicidade

Image and video hosting by TinyPic

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados

Portal MD Hospeda