WhatsApp

Furacão Iota deixa 16 mortos e 4 desaparecidos na Nicarágua - A verdade online

Internacional

19/11/2020 às 20h30 - Atualizada em 19/11/2020 às 20h30

Furacão Iota deixa 16 mortos e 4 desaparecidos na Nicarágua

Dorivaldo
Andradina - SP
FONTE: R7

Pelo menos 16 mortos, quatro desaparecidos e grandes danos materiais foram deixados na Nicarágua pelo furacão Iota, que varreu a Região Autônoma do Norte do Caribe (NCR) e causou deslizamentos de terra mortais no centro e no norte do país, segundo informações divulgadas por autoridades locais na quarta-feira (18).



Sete pessoas morreram no subsolo em um deslizamento de terra que ocorreu em uma região montanhosa no departamento de Matagalpa, no norte do território nicaraguense, divulgou a vice-presidente do país, Rosario Murillo, oferecendo uma avaliação preliminar dos danos.



Os sete mortos pertencem a duas famílias que vivem nas encostas de uma colina e que, de acordo com Murillo, tinham recebido uma oferta de realocação para um lugar mais seguro, mas recusaram.



"Essas famílias vinham sendo visitadas continuamente e estavam instaladas em uma área de risco. Em anos anteriores, haviam sido apresentadas a eles propostas de realocação, que elas não aceitaram. Então, nos últimos dias, foram visitadas pedindo para serem retirados" revelou Murillo, esposa do presidente Daniel Ortega.



Deslizamento de terra e cheia dos rios



A informação preliminar é que havia 15 pessoas desaparecidas, das quais, ao longo da noite de terça e na manhã desta quarta, quatro pessoas foram encontradas vivas e sete mortas.



O deslizamento, que testemunhas disseram ter deslocado a terra em cerca de 1 quilômetro, ocorreu ontem à noite em uma área de difícil acesso em uma reserva natural a 1.745 metros acima do nível do mar, localizada no município de La Dalia, departamento de Matagalpa, 200 quilômetros ao norte de Manágua.



Com esses sete casos, o número de óbitos causados pelo Iota subiu para 16, incluindo duas mães com uma filha cada, que foram arrastadas pela cheia de um rio no departamento de Carazo e outras duas que estavam em um táxi e tiveram uma árvore caindo sobre elas.    



Devastação no Caribe Norte



 



Depois de se tornar um furacão de categoria 5 na escala Saffir-Simpson, o Iota, agora um ciclone pós-tropical em movimento sobre El Salvador, impactou a costa caribenha da Nicarágua na última segunda-feira como categoria 4, a mesma de seu antecessor, Eta, que havia causado destruição apenas 13 dias antes na mesma região.



Embora a extensão dos danos do Iota ainda seja desconhecida, a devastação é evidente em cidades como Bilwi e na comunidade de Haulover, 35 quilômetros ao sul, onde o olho do furacão desceu, ambas na Região Autônoma do Norte do Caribe.



Em seu caminho pelo norte da Nicarágua, o fenômeno causou inundações, deslizamentos de terra, destruição e morte, especialmente em áreas que foram afetadas pelo Eta, que deixou três mortos, segundo a Cruz Vermelha Nicaraguense. Os dados não foram reconhecidos pelo governo. Um alerta vermelho está em vigor para o Caribe da Nicarágua, e um alerta amarelo para o restante do país.


ESTA MATÉRIA FOI VISTA 36 VEZES

Comentários

Veja também

nenhuma Enquete encontrada!

Publicidade

Publicidade

COC-Sie-Red

Publicidade

Corona-site

Publicidade

Pilates
gif ok

Publicidade

Pref-Andradina

Publicidade

unnamed

Publicidade

MAIS LIDAS DO MÊS
  1. Batida entre Fiesta e moto mata balconista de 25 anos em Andradina
  2. Polícia encontra homem morto dentro de carro em bairro
  3. João Dória pede reunião com Mário Celso para conhecer Masterplan de Andradina
  4. Apenas quatro vereadores são reeleitos em Andradina
  5. O prefeito eleito de Andradina, Mário Celso Lopes recebeu um convite pessoal do Governador do Estado de São Paulo, João Dória para apresentar o seu “masterplan” para o desenvolvimento da cidade ainda este ano. O convite aconteceu durante ligação do Governador pra o escritório de Mário na manhã desta terça-feira (18). Considerado uma inovação para o Estado, João Dória quer conhecer o Masterplan de Andradina para que a experiência de planejamento do empresário possa inspirar outros municípios do Estado. O Masterplan idealizado para Andradina foi o ponto forte da campanha vitoriosa de Mário Celso com quase 80% dos votos válido. Ele coleciona iniciativas que unem governo, setor privado e a administração municipal, para dar a largada a uma nova fase de desenvolvimento humano, urbano e econômico para Andradina. Com ações detalhadas de saídas para todos os setores, o plano de Mário Celso aponta para saídas concretas de fomento da economia, solução para expansões urbanas, fomento de novas atividades econômicas para o campo e para a cidade, e ainda apresenta um potencial real para vencer antigos tabus da cidade, como um contorno ferroviário e impulsionar a cidade para um novo tempo de tecnologia, por exemplo, exploração da atividade de geração de energia fotovoltaica. “A ideia de um administrador que faça tão somente o papel de zelador da cidade deve ser abandonada. Devemos deixar essa postura de cuidador de ruas e replicador de ações para o passado, e nunca olhar para traz. É urgente a necessidade de planejar o futuro, pelos próximos 100 anos e nunca perder de vista esse novo rumo que atravessará as gerações longe dos interesses pessoais que se apresenta como uma verdadeira e pesada âncora que impede que a cidade avance. Queremos uma Andradina exemplo para o mundo”, disse Mário Celso.
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados

Portal MD Hospeda