WhatsApp

18997636229

Andradina
Argentina registra mês de maior inflação dos últimos dois anos - A verdade online

Internacional

13/09/2018 às 18h51 - Atualizada em 13/09/2018 às 18h51

Argentina registra mês de maior inflação dos últimos dois anos

Dorivaldo
Andradina - SP
FONTE: Noticia Ao Minuto

O governo argentino divulgou nesta quinta-feira (13) que a inflação no mês de agosto foi 3,9% mais alta do que a registrada nos últimos dois anos. No ano, já acumula 24,3%, quando a meta do governo, a partir da qual foram feitas as negociações por salários com sindicados, era de 15% em todo o ano. O dólar também teve aumento, e fechou em 40 pesos.



A semana é de tensão, uma vez em que estão no país representantes do FMI (Fundo Monetário Internacional), que vieram para avaliar as condições da economia, antes de a instituição anunciar um novo acordo, pedido pelo governo argentino.



Em junho, a gestão de Mauricio Macri havia pedido uma linha de crédito de US$ 50 bilhões nos próximos 36 meses, porém, agora a Argentina pretende que as cotas sejam liberadas mais rapidamente. O FMI pede resultados, justamente no que diz respeito a uma baixa da inflação e do déficit fiscal.



Economistas e consultores independentes já fazem uma projeção da inflação, até o fim do ano, de entre 40% e 45%, o que bateria outro recorde. Quarenta e cinco por cento foi a inflação de 2002, ano posterior ao chamado "estallido", ou seja, a crise de 2001, que acabou derrubando o governo de Fernando de la Rúa.



As áreas em que mais se verificaram aumentos foram as tarifas de telefone, energia, água, transporte e gás, de onde se retiraram subsídios, além dos aluguéis e combustíveis, que tiveram forte alta.



A tensão se repete nas ruas. Têm havido piquetes e cortes de ruas e avenidas quase diários na região central, principalmente próximo ao Obelisco da avenida Nove de Julio e na região da Praça de Maio, onde está a Casa Rosada, sede do governo. Uma greve geral está sendo anunciada pela CGT e a CTA, principais grêmios sindicais, para os próximos dias 24 e 25. 


ESTA MATÉRIA FOI VISTA 33 VEZES

Comentários

Veja também

nenhuma Enquete encontrada!

Publicidade

Image and video hosting by TinyPic

Publicidade

Image and video hosting by TinyPic

Publicidade

Image and video hosting by TinyPic

Publicidade

Image and video hosting by TinyPic

Publicidade

Image and video hosting by TinyPic

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados

Portal MD Hospeda