WhatsApp

18997636229

Andradina
Astronauta americano John Glenn morre aos 95 anos - A verdade online

09/12/2016 às 07h49 - Atualizada em 09/12/2016 às 07h49

Astronauta americano John Glenn morre aos 95 anos

Adegildo Barros
Andradina - SP
FONTE: CiÊNCIA, MUNDO/MSN

John Glenn, o primeiro astronauta americano a orbitar a Terra, morreu nesta quinta-feira, em Ohio, aos 95 anos. Ele estava internado no James Cancer Hospital, da Universidade Estadual de Ohio, há mais de uma semana, de acordo com um porta-voz da instituição. A causa da internação e da morte não foi divulgada.



O governador de Ohio, o republicano John Kasich, informou a morte de Glenn por meio de um breve comunicado no Twitter. O presidente Obama divulgou um nota em que afirma que Glenn, o “primeiro americano a orbitar a Terra, nos lembrou que com coragem e espírito de descoberta não há limite para as alturas que podemos alcançar juntos”.



Primeiro astronauta a orbitar a Terra



O astronauta nasceu em Cambridge, em Ohio, em 18 de julho de 1921. Graduado em engenharia, entrou no programa de aviação naval americana em março de 1942. Como piloto, serviu durante a II Guerra Mundial e na Guerra da Coreia, somando 149 missões de combate, de acordo com a Nasa. Após os conflitos, tornou-se piloto de testes para a Marinha e Força Aérea Americana e, em 1957, fez o primeiro voo transcontinental em velocidade supersônica, de Los Angeles para Nova York em três horas e 23 minutos. Com o feito, Glenn ficou conhecido como um dos melhores pilotos dos Estados Unidos e despontou como excelente candidato para os programas espaciais que os americanos começavam a se desenvolver.



Em 1959, foi selecionado com outras seis pessoas para o primeiro grupo de astronautas que fariam missões de exploração espacial orbitais e suborbitais. Em 20 de fevereiro de 1962, ele se tornou o primeiro americano a orbitar a Terra, a bordo da espaçonave Friendship 7. Foi o terceiro americano a viajar para o espaço.



Após sua carreira como astronauta, Glenn foi senador pelo Partido Democrata entre 1974 e 1999, ano no qual recebeu o Prêmio Príncipe de Astúrias da Cooperação. Em 1998, com 77 anos, Glenn retornou ao espaço, na missão STS-95 Discovery e se tornou a pessoa mais velha a fazer isso.



 


ESTA MATÉRIA FOI VISTA 88 VEZES

Comentários

Veja também

nenhuma Enquete encontrada!

Publicidade

Image and video hosting by TinyPic

Publicidade

Image and video hosting by TinyPic

Publicidade

Image and video hosting by TinyPic

Publicidade

Publicidade

Image and video hosting by TinyPic

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados

Portal MD Hospeda