Eron
WhatsApp

18997636229

Andradina
Manchas de óleo encontradas a 25 km de usina. CTG nega dano ambiental - A verdade online

Cidades

08/10/2019 às 19h25 - Atualizada em 08/10/2019 às 19h46

Manchas de óleo encontradas a 25 km de usina. CTG nega dano ambiental

Dorivaldo
Andradina - SP
FONTE: Hoje+

Manchas de óleo foram vistas por pescadores no chamado “poção”, distante cerca de 25 quilômetros da usina de Ilha Solteira, que na semana passada teve um dos seus transformadores atingido por um incêndio. Em nota, a CTG, que administra a hidrelétrica, nega qualquer dano ambiental provocado pelo acidente.





 



Desde o acidente, ocorrido na última terça-feira (1º), pescadores em relatado a presença de óleo à jusante da usina de Ilha Solteira. Na semana passada, o ilhadenoticias.com esteve no Porto de Navegação e, de cima do Paredão, uma espécie de mirante que fica de frente para a usina, foi possível ver manchas na água.





 



Agora, pescadores divulgaram um vídeo que mostra óleo na água no chamado “poção”, distante 25 km da usina e já próximo de Itapura.





 



O transformador que pegou fogo é um equipamento imerso em um “óleo isolante” e, em caso de um curto circuito, que é o que pode ter ocorrido, ele tende a se “expandir” e “vazar” por uma válvula de pressão. Não há informação se, com esse vazamento, o óleo acabou atingindo o rio.





 



Mesmo após o controle do incêndio, bombeiros e a brigada da usina continuaram trabalhando no resfriamento do transformador, já que cerca de 60 mil litros ainda estavam pegando fogo. Também não há informação se, no combate ao fogo, a água utilizada pelos bombeiros misturou-se ao óleo e atingiu ao rio.





 



Segundo apurou o ilhadenoticias, a usina possui uma estação de tratamento de água, que separa a água do óleo, antes que ela atinja o rio. Também já teria sido coletada água em diversos pontos do rio para análise, mas não há informações quanto ao resultado.





 



Em nota enviada ao ilhadenoticias.com, a CTG Brasil informa que imediatamente após o incidente com o transformador, comunicou os órgãos ambientais e acionou uma equipe especializada no tratamento desse tipo de ocorrência. Ainda de acordo com a empresa, não foram verificados impactos à fauna e à flora e os monitoramentos não apontam alteração na qualidade da água. 


ESTA MATÉRIA FOI VISTA 61 VEZES

Comentários

Veja também

nenhuma Enquete encontrada!

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados

Portal MD Hospeda