18997636229

NO AR

A Verdade Online

averdadeonline.com.br

Cidade

Prefeito Cristiano consegue feito histórico e entrega aterro com apenas 7 meses de governo em Murutinga do Sul

A obra trará uma economia de mais de 300 mil por ano ao município

Publicada em 30/07/21 às 14:23h - 545 visualizações

por A Verdade Online


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Prefeito entrega oficialmente o novo aterro sanitário.  (Foto: A Verdade Online)

ssessoria de Comunicação

Aos poucos, a paisagem está mudando em Murutinga do Sul, o amontoado de sacolas a perder de vista dá lugar ao verde da grama, o odor característico está praticamente imperceptível e, além de respirar melhor, os moradores do entorno não são mais incomodados por náuseas ou ardência nos olhos causados pela emissão de gases tóxicos gerados pela decomposição de matéria orgânica.

Na manhã desta sexta-feira (30) o Prefeito Municipal de Murutinga do Sul inaugurou oficialmente o novo aterro sanitário, que está localizado na Estrada Vicinal Idílio Romio, Km 2.

Estiveram presentes no evento além do Prefeito Municipal Cristiano Eleutério e a sua esposa a Primeira Dama, a Sra. Andréia Ribeiro, o vice-prefeito, Celso Puttini, e a sua esposa, Neide Pittini, presidente da Câmara de Murutinga, Adeildo de Oliveira (Kikão), vereadores, Maria Ribeiro, José Ferreira, João Luiz Paschoaletto e Vanderlei Ferreira, a Secretária Municipal de Saúde e Higiene Pública, Janini de Fátima Nascimento.

A primeira vala foi aberta numa cerimônia com poucos convidados respeitando as normas de distanciamento social do decreto Municipal e Estadual.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pela página do Prefeito, que estava visivelmente feliz e emocionado.

“Fico feliz em poder entregar está obra que no passado gerou tantos transtornos e constrangimento ao nosso município expondo de forma negativa a nossa querida cidade, hoje eu vejo que a entrega deste aterro vem como uma restituição para os moradores da nossa amada Murutinga do Sul, além de beneficia-la tanto economicamente como ecologicamente”. Disse Cristiano.

INVESTIMENTO

A obra que teve investimento de R$ 177.449,21 sendo R$ 27.455,00 de contrapartida do município, trará uma economia aos cofres públicos de mais de 300 mil reais por ano, além de gerar mais empregos e renda para o município.

NOVAS CONQUISTAS

O presidente da Câmara fez uso da palavra e parabenizou o prefeito pelas imensas conquistas que vem proporcionando a Murutinga e se emocionou ao relembrar as dificuldades enfrentadas para que a obra do aterro fosse concluída, disse ainda que já está conquistado para o aterro mais um caminhão novo para ajudar na coleta e que na próxima segunda-feira no retorno das sessões da Câmara apresentará o projeto que aprova a construção de uma usina de reciclagem do lixo para o município.

PREJUÍZOS

O vice prefeito Celso Puttini, mais conhecido por todos como Celso do Café, disse que Murutinga está vivendo um novo ciclo, mas que é importante destacar os prejuízos deixados nos anos anteriores; “Nós falamos muito em economia de 300 mil por ano, mas não podemos nos esquecer que a contratação da empresa que era responsável pela remoção do lixo levava todos os meses mais de 30 mil reais, ou seja, se fizermos uma conta rápida multiplicando este valor por ano e em seguida por 3 anos, tivemos um prejuízo de mais de 1 milhão de reais, que poderia ter transformado muitas vidas de pessoas em nossa cidade. Não dá para esquecer isto, precisamos avançar de forma séria e comprometida, pois só assim teremos uma cidade transformada”. Ressaltou o vice-prefeito.

SAÚDE

Segundo o engenheiro-agrônomo do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Fabiano Augusto Santiago Castilho Teno, a obra do novo aterro vai trazer mais saúde e bem-estar para os munícipes, que poderão respirar mais aliviado.

Segundo ele o novo aterro vem atender uma demanda em caráter de urgência, uma vez que o antigo aterro já não tinha condições de alojar todo o lixo produzido pela população da cidade, que é de pouco mais de 4,500 mil habitantes.

O antigo aterro já deixou de receber há alguns anos o material recolhido nos lares de Murutinga do Sul, pois antes da conclusão desta obra, todo resíduo recolhido estava sendo armazenado em contêiner, sendo recolhido por empresa terceirizada, com destinação final em aterro sanitário particular no município de Quatá/SP.

A área de 2 hectáres localizados na zona rural foi cenário de crimes contra o meio ambiente que resultaram em multas, intervenções da Justiça e interdição pelo órgão ambiental (CETESB).

“Por mais de 20 anos vinham depositando de maneira inadequada o lixo coletado, isto foi alvo de investigação e escândalo, expondo nossa querida cidade de forma vexatória. Nosso objetivo é mudar a história de Murutinga garantindo a saúde da nossa população e promovendo desenvolvimento econômico. Com o novo aterro, não teremos mais que gastar 25 mil reais todos os meses, o que gera anualmente um custo de 300 mil reais. Com este dinheiro poderemos investir mais em saúde, educação, saneamento asfalto e muito mais”. Disse Fabiano.

Mas segundo o prefeito Cristiano, essa é mais uma etapa de sua gestão que está sendo superada. “Com uma gestão séria é possível fazer mais e melhor”. Finalizou o Prefeito. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
QUAL CANDIDATO A PREFEITO DE ANDRADINA VOCÊ QUER VER EM 2024?

 Dr. Flavio Amorin
 Elaine Vogel
 Jamil Ono
 Mario Celso Lopes







.

LIGUE E PARTICIPE

Visitas: 1175930
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2024 - A Verdade Online
Converse conosco pelo Whatsapp!