18997636229

NO AR

A Verdade Online

averdadeonline.com.br

Cidade

Horta comunitária da Casa da Sopa é exemplo de sucesso da cooperação Prefeitura e comunidade

Publicada em 03/11/22 às 16:06h - 84 visualizações

por Comunicação


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Comunicação )
A horta comunitária da Casa da Sopa de Andradina é um dos principais exemplos de sucesso no trabalho conjunto entre comunidade e poder público. O programa municipal que está instalando esses espaços aposta na saída para melhorar a vida da população e de pessoas atendidas por essas entidades. 

Segundo a secretária de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar, Leila Rodrigues, o local tem sido importante instrumento na produção de alimentos que compõem a dieta alimentar de famílias de baixa renda que são atendidas epal Casa da Sopa. ”Além de ter como objetivo estimular a educação alimentar e ambiental entre os participantes, o Programa de Hortas Comunitárias contribui para maior aproveitamento de áreas públicas ociosas, as quais muitas vezes acabam sendo utilizadas para descarte irregular de lixo. O incentivo é para produção agroecológica de verduras, legumes e frutas”, explicou Leila.
 
Segundo a secretária além de acompanhar as áreas já instaladas, o foco é implantar o maior número possível de novas hortas.

A Casa da Sopa de Andradina, mantida pela Vila da Fraternidade Irmã Veneranda,  foi a primeira entidade a receber o Programa de Hortas Comunitárias do governo de Andradina, que atende a 150 pessoas semanalmente, com três refeições completas e um café da manhã aos domingos. Para celebrar o sucesso da implantação, uma comitiva da entidade teve um encontro com o Prefeito Mário Celso Lopes. Na declaração do atendido pelo programa, Zé Venâncio.
“Quando a horta veio ser instalada percebemos a oportunidade de ter uma variedade de alimentos bem amplo. Quando essa comida chegou ao prato das pessoas percebemos que a comida era m ais gostosa e cheirosa, por é uma coisa plantada e colhida do jeito que veio da roça. E o excesso está sendo distribuído pelas famílias assistidas e a qualidade de vida dessas pessoas melhorou bastante. Este trabalho tem uma grandeza enorme”, disse Venâncio. 
Mário Celso afirmou que é um sonho implantar uma horta comunitária em cada bairro da cidade onde as pessoas possam participar da produção com o apoio da Secretaria da Agricultura fornecendo suporte técnico e a Águas Andradina com a água a custo zero. “Assim nós vamos levar essa maravilha para toda a comunidade andradinense. Vamos mudar a vida das pessoas que estão envolvidas nesse projeto. Só temos que agradecer essa entidade esses seus dirigentes que tomaram essa iniciativa possível”, disse o prefeito.
A Secretaria de Agricultura já está trabalhando para a implantação de mais três hortas na cidade, que estarão a cargo da comunidade e de outra entidade.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
QUAL CANDIDATO A PREFEITO DE ANDRADINA VOCÊ QUER VER EM 2024?

 Dr. Flavio Amorin
 Elaine Vogel
 Jamil Ono
 Mario Celso Lopes







.

LIGUE E PARTICIPE

Visitas: 1184821
Usuários Online: 137
Copyright (c) 2024 - A Verdade Online
Converse conosco pelo Whatsapp!