18997636229

NO AR

A Verdade Online

averdadeonline.com.br

Brasil

Golpes com \'nudes\' a idosos estão cada vez mais constantes na região

Publicada em 22/11/21 às 08:05h - 169 visualizações

por A Verdade Online


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: A Verdade Online)
Apenas um oi, sem maldade, e depois um pedido de crédio de celular, só R$ 15 e pronto, o golpe começa! Muitas das vítimas são idosos do sexo masculino que são chamados para um papo descontraído, um pedido de crédito no celular e depois, elas começam a enviar nudes, chamadas em tempo real tirando a roupa e, assim, vão esvaziando a conta do idoso.

Com a pandemia, os idosos ficaram muito mais em casa e com tempo para 'aprender' a se conectar com o mundo. E, se tornaram alvos fáceis para os golpes. "Meu pai é idoso, caiu na armadilha de uma mulher de outra cidade da nossa região e, sem percebermos ele já tinha enviado muito dinheiro a ela, em troca, ela ficava 'pelada' pra ele na webcam", conta um internauta que não quis se identificar.

O Hojemais Andradina já recebeu denúncias de golpes neste mesmo sentido com mulheres menores de idade, inclusive. Em outubro deste ano, uma quadrilha no Rio Grande do Sul foi presa por praticar “Sextortion”: golpe dos nudes na internet. Nesta ação, os golpistas se passavam por falsos policiais e até mesmo falsos pais de menores de idade com quem a vítima teria trocado fotos íntimas.

Para não cair no golpe, o melhor é conhecer como ele acontece:

Para aplicar o golpe dos nudes, os criminosos criam perfis falsos em redes sociais e utilizam fotos de mulheres jovens e atraentes para abordar suas vítimas – normalmente, homens mais velhos.

Depois que o pedido de amizade é aceito e que a suposta mulher inicia uma conversa, rapidamente as mensagens vão adquirindo um teor sexual, até que a jovem propõe que ela e a vítima troquem fotos íntimas.

É depois da troca de nudes que outros personagens aparecem. Um segundo criminoso faz o papel de pai, padrasto ou irmão mais velho e entra em contato com a vítima, dizendo que a suposta jovem seria menor de idade e pedindo dinheiro para não levar o caso à polícia.

Às vezes o roteiro é ainda mais complexo. Há casos em que os golpistas se passam por advogados ou delegados de polícia, utilizando nomes e fotografias de outras pessoas, e afirmam que a vítima está sendo investigada pelo envio das fotos. Em seguida, exigem algum pagamento para que o caso seja arquivado. E é nesse momento que a vítima, com medo da exposição e da suposta investigação, transfere o dinheiro para os criminosos.

Como se proteger do golpe dos nudes?
Para se proteger contra esse tipo de golpe, vale adotar alguns cuidados básicos ao usar as redes sociais:

Desconfie de solicitações de amizade de perfis desconhecidos, especialmente os que tenham data de criação muito recentes. Investigue as interações daquela pessoa com outros contatos ou mesmo procure alguma outra foto com outras pessoas para ajudar a validar se um perfil é verdadeiro ou não;
Verifique as configurações de privacidade das suas redes sociais e restrinja, mesmo que parcialmente, o acesso às suas informações para quem não for seu amigo ou seguidor;
Tenha cuidado ao compartilhar fotos com outras pessoas na internet. Além de golpes financeiros, há também o risco de ameaças de exposição caso a imagem caia nas mãos erradas;
Nunca forneça informações pessoais para desconhecidos na internet. Seus dados são alguns dos seus bens mais valiosos.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
QUAL CANDIDATO A PREFEITO DE ANDRADINA VOCÊ QUER VER EM 2024?

 Dr. Flavio Amorin
 Elaine Vogel
 Jamil Ono
 Mario Celso Lopes







.

LIGUE E PARTICIPE

Visitas: 1182029
Usuários Online: 29
Copyright (c) 2024 - A Verdade Online
Converse conosco pelo Whatsapp!