18997636229

NO AR

A Verdade Online

averdadeonline.com.br

Brasil

“Quem está vacinado apenas com duas doses não está mais protegido contra a Covid-19”, diz especialista em Saúde Pública

Publicada em 21/06/22 às 07:28h - 168 visualizações

por Activa Comunicação


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Esse contexto não surpreende o médico sanitarista Sérgio Zanetta, professor de Saúde Pública e de Epidemiologia do Centro Universitário São Camilo - SP, que afirma que as pessoas que não receberam a terceira e/ou a quarta dose do imunizante já não estão protegidas contra o Coronavírus.

“Temos aproximadamente 70% da população protegida com apenas duas doses. A quantidade de pessoas que tomaram a terceira dose é menor. Por isso estão autorizando a terceira para adolescentes e crianças, porque vimos que a Ômicron e suas subvariantes estão furando esse bloqueio. Quem já tomou a segunda dose há mais de seis meses já teve queda na imunidade, e fica muito suscetível a casos mais graves da doença”, detalha o especialista.

Ele destaca que não há imunidade permanente contra a Covid-19, nem para quem já foi infectado e nem para quem se vacinou. Por isso é necessária a aplicação periódica de doses de reforço, mais de uma vez ao ano.

“A proteção vacinal precisa ser mantida, e foi criminosa a ação de alguns Estados que suspenderam a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados”, afirma Zanetta. Criminosa, diz ele, porque já se sabia que essa não obrigatoriedade traria consequências para a saúde pública.

O sanitarista lembra que, com três doses, um indivíduo tem 50 a 60% de proteção contra a Covid, tanto para desenvolver a doença quanto para transmiti-la. “Com menos de três doses, a proteção é menor. Já a máscara N-95 tem 95% de proteção. Então, máscara e vacina andam juntas. A proteção oferecida pela máscara nunca baixa, ao contrário, ela ajuda nos intervalos vacinais. 

Agora já está sendo aplicada a quarta dose e vamos partir para a quinta”, garante.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR DA REALIZAÇÃO DO CARNAVAL 2022?

 A FAVOR
 CONTRA







.

LIGUE E PARTICIPE

Visitas: 524701
Usuários Online: 32
Copyright (c) 2022 - A Verdade Online
Converse conosco pelo Whatsapp!