18997636229

NO AR

A Verdade Online

averdadeonline.com.br

Cidade

GRIPE OU COVID - SECRETÁRIO DE SAÚDE DE ANDRADINA FALA SOBRE O AUMENTO NO ATENDIMENTO NO UPA

Publicada em 30/12/21 às 13:49h - 1076 visualizações

por A Verdade Online


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Foto arquivo UPA de Andradina  (Foto: A Verdade Online)

Dorivaldo Bernardo

Em conversa com Dr João Leme, médico e secretário da Saúde, ele confirma o grande aumento de atendimentos de Síndromes Gripais no UPA, os atendimentos estavam em torno de 20 atendimentos por dia, sintomas que podem representar desde resfriados, dores no corpo, gripe e até mesmo Covid, esse tipo de atendimento teve em  4 dias um aumento em média diária de 75 pacientes por  dia. 

Por este  crescimento foram tomadas algumas medidas para conter o avanço da síndrome gripal e uma delas foi a contratação de mais um médico no UPA para atendimento no turno das 7 da manhã as 23h, horário de maior pico de atendimento.

Outras medidas como reestruturação das salas do UPA, onde com remanejamento foi possível ampliar mais uma sala de atendimento e observação, aumentando o número de auxiliares de enfermagem capacitados. 

As coletas do exame COVID deixam de ter agendamento para os atendimentos que tenham critérios considerados mais urgentes.

Os atendimentos gripais sofreram um aumento em todo o Estado de São Paulo, o doutor João Leme informou um dado importante coletados nos últimos 07 dias, 1ª semana tivemos apenas 1 (um) teste positivo para Covid, a Secretaria de Saúde de Andradina trabalha sob planilhas de atendimento gripais e medidas são tomadas baseadas nesses números.

Vale lembrar ainda que a monitorização é feita diariamente e a partir daí são tomadas decisões.

Gripe x covid-19

Embora os sintomas sejam bastante parecidos, há diferenças entre as duas doenças. Na gripe, sintomas como febre, tosse seca, cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça são comuns. Coriza ou nariz entupido e dor de garganta podem aparecer, mas são menos frequentes.

A gripe pode evoluir para casos graves e até mesmo para a morte. Segundo material explicativo do Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF-Fiocruz), a hospitalização e a possibilidade de óbito estão, em geral, vinculadas aos grupos de alto risco. A influenza pode também abrir espaço para infecções secundárias, como aquelas causadas por bactérias.

Na covid-19, febre e tosse seca são sintomas comuns. Já cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de garganta podem surgir às vezes. A doença tem outros sintomas que, em geral, não são sentidos por quem tem gripe, como perda do olfato e paladar.

A covid-19 também pode avançar para quadros mais graves, como evidencia a marca de mais de 600 mil pessoas. Pessoas nessas situações mais graves ou críticas podem ter forte falta de ar, pneumonia grave e outros problemas respiratórios que demandem suporte ventilatório ou internação em unidades de terapia intensiva.  

“A covid-19, principalmente agora, dá muita queixa de perda de olfato e paladar. A influenza costuma deixar mais prostrado, acamado, dor no corpo, sensação de congestão. Quando a gente compara as duas, a influenza dá muito mais sintomas. Pra gente fechar o diagnóstico, somente com exame laboratorial”, diz Ana Helena Germoglio (infectologista). Fonte: Agência Brasil. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
QUAL CANDIDATO A PREFEITO DE ANDRADINA VOCÊ QUER VER EM 2024?

 Dr. Flavio Amorin
 Elaine Vogel
 Jamil Ono
 Mario Celso Lopes







.

LIGUE E PARTICIPE

Visitas: 1127144
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2024 - A Verdade Online
Converse conosco pelo Whatsapp!