Uma mulher de 30 anos foi presa por maus-tratos a animais nesta quinta-feira (12), em Andradina, segundo a Secretaria de Agricultura de Meio Ambiente da Prefeitura de Andradina. Segundo a secretária, Leila Rodrigues o município foi acionado pela Polícia Ambiental a emitir um laudo sobre as condições dos animais encontrados em uma residência fechada na Quinta dos Castanheiras.
“Nestes casos as denúncias foram recebidas e a secretaria enviou uma veterinária para comprovar se existe a situação de abandono”, explicou Leila.

Na residência denunciada foram encontrados dois cachorros e um jabuti. O laudo constatou maus tratos de tais animais, que foram encontrados desnutridos e com muitos carrapatos. Os animais foram resgatados.
Segundo informações a mulher deixou a casa com os animais e havia se mudado para residência da mãe há três meses, não visitando os animais regularmente para o tratamento. Diante disso, a proprietária foi levada ao 2° DP e se encontra presa até a audiência de custódia.
O crime se enquadrou na Lei 9.605/1998 que prevê a pena de detenção de três meses a um ano e multa, bem como, a resolução SIMA 05/2021, art. 29 que prevê multa de R$ 3 mil por cada animal.