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Alunos do Chá Andradina passam dia no Acqualinda

Publicada em 09/04/25 às 13:12h - 43 visualizações

por Comunicação prefeitura de Andradina


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 (Foto: Comunicação prefeitura de Andradina )






















Alunos da Unidade TEA Andradina fizeram um passeio no Parque Aquático Temático Acqualinda, no último dia 3 de abril, em comemoração ao Dia Nacional de Conscientização Sobre o Autismo (e dois de abril). Um dia normal se transformou em uma grande novidade, marcando um momento especial de conexão e aprendizado, promovendo benefícios para os participantes.

O Centro de Referência Municipal para o Transtorno do Espectro Autista atende atualmente aproximadamente 100 crianças, em intervenções terapêuticas individualizadas. Foi inaugurado em agosto de 2023 e possui quadro técnico com médica neurologista, duas fonoaudiólogas, psicóloga, psicóloga neuropsicóloga, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta. Está localizada na Rua Vitório Guaraciaba, número 1370, em frente ao Colégio Estadual Álvaro Guião. Aberto de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 17h00.

Dia Nacional
Os dados estabelecidos em 2.007 têm como objetivo divulgar informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.
Os transtornos do espectro autista (TEAs) aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestaram nos primeiros 5 anos de vida. As pessoas afetadas pelos TEAs frequentemente apresentam condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O nível intelectual varia muito de um caso para outro, variando de escopo profundo a casos com altas habilidades cognitivas.
Embora algumas pessoas com TEAs possam viver de forma independente, existem outras com deficiências graves que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas. As disciplinas psicossociais baseadas em evidências, tais como terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e de comportamento social e ter um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas com TEAs e seus cuidadores. As intervenções externas para pessoas com TEAs devem ser acompanhadas de atitudes e medidas amplas que garantam que os ambientes físicos e sociais sejam seguros, inclusivos e acolhedores.



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