Com os constantes furtos de fios de cobre, que danificam a iluminação pública, além do prejuízo financeiro, a administração tem refeito as ligações utilizando alumínio, material com menor valor no mercado
Custando até 10 vezes menos do que o cobre, o alumínio já foi instalado como opção contra o furo de eletricidade em vários pontos da cidade. No último furto, os criminosos desistiram de concluir a ação quando descobriram que as implicações do viaduto de Santa Cecília eram de alumínio. Mesmo assim, em um ato de “vingança” reduziram as limitações do equipamento. O concerto está avaliado em menos de R$ 1.000,00, um valor muito menor do que poderia ter sido se as ligações também tivessem sido roubadas.
Há anos moradores de Andradina sofrem com os constantes furtos de fios de cobre que danificam a iluminação pública, colocando em risco todo o abastecimento de energia, interrompidos semáforos e serviços de internet, além do prejuízo financeiro à prefeitura.
A substituição da contribuição do cobre pelo alumínio vem sendo feita pela Prefeitura gradativamente, prioritariamente em locais da cidade onde ocorrem os furtos.
O subsecretário de Obras, Paulo Sales, explica que, além de mais barato, o alumínio é mais difícil de remover. Além disso também está sendo realizada a concretagem das tampas de acesso à membrana para evitar novos furtos.