18997636229

NO AR

A Verdade Online

averdadeonline.com.br

Polícia

Prefeito inicia tratativas de implantação de Colégio Cívico Militar em Andradina

Publicada em 28/11/21 às 18:58h - 185 visualizações

por SECOM ANDRADINA


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: SECOM)
O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes se reuniu manhã da última sexta-feira (26) com o vereador Sérgio Faustino, seu chefe de gabinete, Angelo Spontoni, o Coronel PM Fábio, Tenente Coronel Cortez, Diretor de Segurança Pública, André Luiz de Lima Augusto e o Capitão PM Valdomiro para tratar da implantação de um Colégio Cívico Militar - CCM, da Associação de Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo – DEFENDA PM. Também participaram da reunião o secretário Municipal de Fazenda, Norival Nunes e o  secretário de Governo, Ernesto Júnior.
O Cel PM Fábio explicou sobre o funcionamento e como deve ser a parceria, que inicialmente o Colégio Cívico Militar foi uma ideia que nasceu há mais de vinte anos quando ainda era Professor na Academia de Polícia Militar do Barro Branco e, o objetivo é o resgate de valores, como civismo, disciplina, patriotismo, como por exemplo, há anos tinham na grade curricular educação moral e cívica, no intuito de formar cidadãos do futuro.
A escola atua no período integral e oferece aulas do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. O último ano do ensino escolar terá um diferencial: vai ser uma espécie de “terceirão” com um cursinho preparatório para os vestibulares de escolas militares de nível médio e superior, como a Academia do Barro Branco, em São Paulo, que forma oficiais da PM, e Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), de onde sai a elite das Forças Armadas brasileiras.
Há uma grande demanda por uma escola militar em cidades do interior paulista, principalmente por pais de classe média, para colocar os filhos em instituição de ensino com alto padrão de conteúdo, mas, ao mesmo tempo, com normas rígidas de comportamento.
A ideia de implantação do CCM será no modelo de tempo integral, das 07h00 às 18h00, e os alunos, terão alimentação, aulas práticas de educação física, com várias modalidades esportivas e, além de cumprir o currículo nacional de ensino, também terá um corpo de Militares Estaduais para cobrir as aulas complementares de civismo, educação moral, cívica e outras. 
Os alunos utilizarão uniforme estilo militar e terão que entrar em forma, cantar o hino nacional, do município, fortalecendo os laços de patriotismo e amor à pátria. Esse modelo foi implantado em São José do Rio Preto foi implantado através de parceria com uma rede particular de ensino, e iniciará suas atividades em 2022, já em Araçatuba também está encaminhado para sua implantação, também com uma rede privada e, com previsão de início das atividades educacionais em 2023, além de mais 5 cidades que estão em fases de estudos para implantação via Poder Público Municipal.
Foi explanado quais as ações e gestão política que o município precisa adotar para poder realizar a implantação e parceria com a DEFENDA PM, para que o município possa também atuar no ensino fundamental II, que atualmente é somente atribuição do Estado, podendo ser delegada para atuarem de maneira concorrente.
 “Investir na educação é investir no futuro de nosso país, com cidadãos cientes de seus direitos e deveres, que possuem civismo, disciplina, senso de responsabilidade e patriotismo, valores fundamentais para uma nação grande e forte, para que reine a paz, prosperidade e harmonia”, disse Mário Celso.
Para o Coronel PM Fabio, “o modelo de ensino cívico militar, montado por Oficiais PM que têm expertise em educação. Montamos um modelo com ensino em período integral e com utilização de uniforme estilizado, semelhante à farda. Vai ter a grade curricular normal, complementada com atividades esportivas, ensino de cadeia de liderança e educação financeira. É uma tentativa de retomada de conceitos e valores éticos que a gente acha que ao longo do tempo se perderam”.
 “Fiquei muito feliz com a recepção por parte do Prefeito e te ter sinalizado favoravelmente e com bons olhos a possibilidade de implantação de um CCM, que certamente colaborará com a educação e formal de muitos jovens e cidadãos do futuro para Andradina e para o mundo, pois o Prefeito é uma pessoa visionária, enxerga muitos anos a sua frente”, finalizou o vereador Faustino, que é idealizador da proposta em Andradina.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
QUAL CANDIDATO A PREFEITO DE ANDRADINA VOCÊ QUER VER EM 2024?

 Dr. Flavio Amorin
 Elaine Vogel
 Jamil Ono
 Mario Celso Lopes







.

LIGUE E PARTICIPE

Visitas: 1175716
Usuários Online: 14
Copyright (c) 2024 - A Verdade Online
Converse conosco pelo Whatsapp!