O funcionário público de 65 anos, que teve o carro furtado e destruído pelo ladrão durante fuga da polícia no dia 27 de março, na Rodovia Jarbas de Morais (SP-561), em Jales (SP), luta para conseguir comprar outro automóvel.
O proprietário, que trabalha como vigia na prefeitura da cidade, tinha adquirido o veículo há três meses e não possuía seguro. Além disso, na documentação do carro, que teve perda total, também restam duas parcelas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a serem pagas.
Durante o crime, o ladrão aproveitou que a vítima se descuidou por alguns minutos e invadiu o automóvel, que estava com a chave no contato. Após perseguição policial, ele perdeu o controle da direção e capotou.
Valdemar Ferreira Porto contou ao g1 que tem dificuldade para fazer atividades diárias por falta do carro. A esposa e a filha dele também enfrentam desafios.
"Eu estou dependendo dos outros. Um amigo leva minha filha para a escola, e minha esposa no serviço. Eu estou andando de bicicleta né, mas o carro faz falta" , conta.
Para conseguir juntar fundos e adquirir outro carro, o idoso criou uma arrecadação online. Apesar das dificuldades, Valdemar tem esperança de logo conseguir atingir esse objetivo e agradece aos amigos.
"As pessoas estão fazendo de coração para mim, mas ficar dependendo dos outros é duro. Se Deus quiser eu chego lá e consigo outro carro" , explica.
O objetivo com a arrecadação é atingir cerca de R$ 30 mil, dinheiro suficiente para adquirir um novo veículo.
No dia do furto, o vigia da prefeitura contou que tinha ido buscar a filha na escola e deixou o carro parado próximo a uma rotatória. Quando voltava, notou que o automóvel já não estava mais lá.
Em seguida, o ladrão capotou o veículo na tentativa de fugir da polícia. O suspeito foi preso na noite do dia 27 de março, na SP-561, em Jales (SP).
Segundo a Polícia Militar, o suspeito foi socorrido e levado para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jales com ferimentos leves. A polícia informou que ele tem antecedente criminal por tentativa de homicídio.